Quem somos
O Felinos do Aguaí é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada em 2005 e está sediada em Siderópolis – SC. O Instituto é dedicado à conservação dos felinos silvestres que estão entre as espécies mais ameaçadas do mundo, afetados principalmente pela perda do seu habitat. O projeto é realizado na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez Unidades de Conservação estaduais do estado de Santa Catarina.
As atividades abrangem pesquisa científica, educação ambiental e envolvimento com comunidades locais visando promover a conservação das espécies. Com atuação nos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande, Bom Jardim da Serra e Criciúma, o projeto integra o programa de pesquisa e educação ambiental da Unidade de Conservação, que tem gerado resultados importantes na gestão e preservação dessa área protegida.
Nossa Missão
Pesquisar para educar em prol da conservação dos felinos silvestres e de seus habitats.
Nossa Visão
Ser uma instituição referência, em um ambiente de contínua aprendizagem, para viabilizar projetos que promovam a conservação ambiental.
Nossos Valores
Em nossa trajetória, somos inspirados por nossa missão e visão e conduzidos por valores que incorporam: Ética
Respeitar os princípios, as políticas e os procedimentos definidos pelo instituto, regulamentados pela lei e pela sociedade, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência.
Responsabilidade Socioambiental
Contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentável da sociedade, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.
Respeito com nossos financiadores
Administrar de forma eficiente todos os recursos advindos de nossos doadores, patrocinadores, parceiros e colaboradores.
Integridade
Agir com seriedade e assumir as responsabilidades por nossas ações.
Inovação Adotar práticas inovadoras que resultem no aprimoramento de projetos voltados para conservação do meio ambiente.
Equipe
Micheli Ribeiro Luiz – Bióloga e Especialista em Gestão de Recursos Naturais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desenvolve pesquisas com ecologia de vertebrados, com ênfase em mamíferos de médio e grande porte na Reserva do Aguaí. Com formação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atualmente exerce a função de educadora, pesquisadora e coordenadora no Instituto Felinos do Aguaí. Integrante do Conselho Consultivo da Reserva do Aguaí e do Conselho do Meio Ambiente de Siderópolis. Autora do Livro Memórias de São Pedro (2011) e Reserva Biológica Estadual do Aguaí (2015).
José Carlos dos Santos Júnior – Fotógrafo profissional, iniciou em 1996 a explorar os recursos naturais que envolvem a Serra Geral Catarinense. Nas montanhas, iniciou e aprimorou a técnica da fotografia e do montanhismo. Em 2000 realizou sua primeira mostra fotográfica sobre a Reserva do Aguaí, com o Projeto Valles, que teve como patrocinador a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O fotógrafo possui um extenso banco de dados sobre a biodiversidade da Reserva do Aguaí. O fascínio pela arte da fotografia, o fez buscar novas técnicas e linguagens visuais tais como: arte gráfica, animação e audiovisuais. Produziu os áudios-visuais documentários: Aguaí Floresta Atlântica; Andes ASGEM e Memórias de São Pedro. Autor do Livro Memórias de São Pedro (2011). Membro honorário da Associação Serra Geral de Montanhismo. Participou da criação da FEMESC - Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina. Na área de montanhismo realizou os seguintes projetos: Lo Gigantes (Sierras Grandes, Cordoba-AR/2001); Serra Geral Expedições (SC/2003); Cordilheira dos Andes (2004), Expedição Andes ASGEM
(2009) e Expedição Aguaí (2012). Na área ambiental, criou o Projeto Valles (1999-2000) e o Instituto Felinos do Aguaí, no qual atua como fotógrafo; montanhista e pesquisador. Integrante do Conselho Consultivo da Reserva do Aguaí e do Conselho do Meio Ambiente de Siderópolis. Autor do Livro Memórias de São Pedro (2011) e Reserva Biológica Estadual do Aguaí (2015).
Patrocinador
Fundada em 1918, às Empresas Rio Deserto têm hoje mais de 600 colaboradores com uma estrutura de 15 unidades administrativas, produtivas e de pesquisa, atendendo aos mercados de Geração de Energia, Fundição, Metalúrgico, Saneamento, Siderurgia, Cerâmico, Vidreiro, Florestamento/Reflorestamento e Agronegócios.
A responsabilidade socioambiental e o investimento em tecnologia é o que mantém o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. As Empresas Rio Deserto se responsabilizam pela recuperação e revitalização de áreas impactadas no extremo sul catarinense, além do incentivo e realização de projetos de conservação, conscientização e de desenvolvimento comunitário.
Pesquisadores ligados ao instituto Felinos do Aguaí